Carta Modelo - Animais em circo

Carta redigida por mim e enviada a todos os deputados de Brasilia pela aprovação do PL 7291/06 que proíbe a utilização de animais em circo no Brasil

“Sou contra o uso de animais em circos e a favor da aprovação do substitutivo do PL 7291/06 que proíbe a utilização de animais em circo no Brasil"

Prezado Deputado,

Em todo o mundo substituir o uso do trabalho escravo de animais por arte, é uma tendência.

Cada animal utilizado em circo é, no mínimo, um emprego a menos, mais um malabarista no farol, mais um artista desempregado e o mais triste e cruel: um animal escravizado, sendo obrigado a desempenhar um papel totalmente incompatível com sua natureza e instinto por toda a vida.

A maior prova dessa tendência é o fato de que o maior circo do mundo, O CIRQUE DU SOLEIL , não utilizar um animal sequer em seus espetáculos, ao contrário, emprega todos os esforços na busca e capacitação constante de seus artistas “humanos”.

Este é o verdadeiro espetáculo da vida.

Esta é a verdadeira arte, o ser humano “racional” desenvolver suas habilidades e empregá-las em espetáculos artísticos, não a vergonhosa captura de animais selvagens submetendo-os a trabalhos escravos que vão contra toda a sua natureza.

Outro fator importante a ser relevado é a crueldade cometida contra estes animais para condicioná-los a exercer a função determinada pelo homem.

O especialista em comportamento animal Jairo Motta, que treina animais para propagandas, deu um depoimento ao Diário Popular do dia 16 de abril de 2000, onde explicou que os circos adestram os animais pelo método descoberto pelo cientista russo Ivan Pavlov, morto em 1936: o condicionamento através da dor.

Animais de circo são aprisionados até sua morte, passam fome, ficam confinados por toda uma vida sem as mínimas condições de higiene, muitas vezes em jaulas que lhe impedem até os movimentos mais comuns como o ato de ficar em pé, além de passar por um processo cruel de adestramento, para aprender a fazer coisas totalmente contrarias à sua condição de “animal selvagem”.

E quanto aos elefantes, que balançam seus imensos corpos graciosamente sugerindo alegria e contentamento, ao contrário do que imaginamos, esta “dança” é um comportamento de stress resultante do fato de passar anos acorrentado impedido de movimentar-se sequer de um lado para outro. Elefantes são animais que em seu habitat natural chegam a caminhar de 30 a 40 km diários, mas nos circos passam a vida acorrentados.

Argumentos não me faltam para descrever as atrocidades a que são submetidos os animais que vivem em circos, e exatamente por isso estes espetáculos que promovem o sofrimento devem ser proibidos em todo o Brasil.


Tenho certeza que muitos dos fatos citados acima são do conhecimentos de vossas excelências e exatamente por isso peço aos senhores que aprovem o substitutivo do PL 7291/06 que proíbe o uso de animais em circos no Brasil.

Certa de contar com vossa presença no dia da votação, atitude em prol da vida e contra a crueldade na aprovação do substitutivo do PL 7291-06, agradeço.

Nome Completo


Materia publicada em: http://lilian.rockenbach.zip.net/arch2009-05-01_2009-05-31.html#2009_05-30_15_47_20-10444973-0