21 de junho de 2011

Polícia instaura inquérito para apurar maus-tratos contra animais no CCZ de SP


São Paulo, segunda-feira, 20 de junho de 2011 
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br
VIDA DE CÃO 
A Polícia Civil de SP instaurou inquérito para apurar supostos maus-tratos a animais no Centro de Controle de Zoonoses da prefeitura. Laudo de uma bióloga diz que pitbulls e rotweillers vivem numa ala "escura, úmida e mal ventilada". As baias, pequenas e dispostas umas em frente às outras, limitam seus movimentos e obrigam o contato visual com outros animais, provocando estresse e "agressão mental".

CÃOMINHADAS 
O centro diz que os canis contam há um mês com solários. Neles, os bichos andam até 50 minutos por dia, em horários alternados, para reduzir os danos do contato visual. O problema é que o espaço não foi projetado para alojar os cães por longos períodos -eles ficam hospedados até serem adotados. E a construção é da época em que os animais eram sacrificados, prática hoje proibida.

com DIÓGENES CAMPANHALÍGIA MESQUITATHAIS BILENKY eCHICO FELITTI

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2006201107.htm

Fonte: Anda

02/07/11 Estadão - Prefeitura é investigada por maltratar 130 cães

Marici Capitelli - O Estado de S.Paulo
Um inquérito aberto na Delegacia de Crimes Ambientais investiga se a Prefeitura está cometendo maus-tratos contra cerca de 130 cães que vivem isolados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Esses animais - maioria de pit bulls e classificados como agressivos - ocupam celas individuais. A falta de espaço e o ambiente escuro foram avaliados como prejudiciais à saúde física e emocional dos cães por uma perita judicial. A Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo CCZ, afirma que está resolvendo os problemas.
A investigação na Delegacia de Crimes Ambientais teve início com um pedido do promotor José Romão de Siqueira Neto, da 1.ª Promotoria Criminal de Santana. Um dos documentos que embasaram a decisão do Ministério Público Estadual (MPE) foi o laudo da bióloga e perita criminal Andréa Filomena Freixeda, que avaliou as instalações do canil em outubro do ano passado.
No documento, a bióloga conclui que "a caracterização de maus-tratos é visível". A perita aponta que, além de o tamanho das celas ser insuficiente (1m x 1,10m), a disposição das baias, uma de frente para a outra, provoca condição de "estresse e cruel agressão mental".
Comissão. A situação desses animais é acompanhada há dois anos pela Comissão de Proteção Animal (CPA). "Recorrer ao Ministério Público foi o que nos restou", diz a protetora Lilian Rockenback.
A secretaria argumenta que 14 canis já foram ampliados para 1,60m por 1,10m. "A Prefeitura fez algumas coisas, mas a maioria dos cães está lá batendo a cabeça nas grades de desespero", diz a advogada Denise Valente, da comissão.
Em nota, a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) informou que, em dezembro, iniciou "uma ampla reforma visando à melhoria das suas instalações". 
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110702/not_imp739703,0.php
Há dois anos a Comissão de Proteção aos Animais de São Paulo – CPA – vem denunciando e fazendo campanhas para que os animais confinados nos canis individuais do CCZ sejam tratados com dignidade.
Esses animais vivem confinados em canis que medem 80cm X 1,10m, em uma ala escura, úmida e sombria. A vida destes cães só não é pior por iniciativa dos funcionários que tratam destes animais, que os levam para caminhadas diárias que duram cerca de 30 minutos.
Em Janeiro, depois da denuncia publicada aqui na ANDA O CCZ do país das maravilhashttp://www.anda.jor.br/2010/11/19/o-ccz-do-pais-da-maravilhas/ . A Prefeitura iniciou a construção de 10 solários para estes cães.
São 136 pitbulls e outros cães estigmatizados como agressivos, basta fazer a conta dividindo por 8 horas diárias de trabalho, quantos cães conseguem ser tirados da situação de confinamento.
Em Maio e 2009 a coordenadora do PROBEM fez uma proposta aos defensores de retirar todos os cães desta ala e enviar para hoteis com cinotécnicos para ressocializá-los e reinserí-los na sociedades, iniciaria também uma campanha de castração e identificação prioritária para estes animais. A promessa não saiu do papel.
Em Novembro de 2010, depois de vermos esgatadas todas as possibilidades, solicitamos um laudo de uma perita criminal sobre a ala dos canis individuais. A conclusão dos laudo foi:
A CARACTERIZAÇÃO DE MAUS TRATOS É EVIDENTE NO LOCAL
Em Maio fizemos uma representação no Ministério Público Criminal que foi acatada e instaurado o inquérito policial.

Um comentário:

Leon Danon disse...

OI LÍLIAN, tudo bem?

Olhe, sou também um protetor animal e criei o blog do Movimento Vamos Adotar Um Cão, dentro da proposta de manter nossa bandeira de proteção sempre em movimento.

Dentro desse blog, tenho a seção "CARTEIRO VIRTUAL" que uma espécie de classificados de adoção. Através do email do blog recebo diversos pedido e foi através de um deles, que tomei conhecimento de você e seu trabalho.

O email que recebi trazia um texto seu, que uma colega protetora me enviou. Pois bem, não pude deixar de publicá-lo e fui obrigado a criar a seção "ARTIGOS". O seu texto é excepcional e traduz fielmente o que é ser um protetor animal. Meus parabéns!!!

Me faça uma visita pelo link (copie e cole): http://movimentovamosadotarumcao.blogspot.com/
e veja a postagem do seu artigo.

CONVITE: Gostaria, se possível, que fizesse parte do meu blog sendo uma colunista - dê uma olhada na seção! (deixe sua resposta na postagem, OK?)

Atenciosamente,
Leon
MVA1C

leon@leondesigner.com.br