4 de janeiro de 2011

Castrar, por quê?



Ao contrário do que muitos pensam, o ato de esterilizar um animal é um gesto de amor e responsabilidade.

Recomenda-se castrar o animal antes antes de um ano, de preferência por volta dos seis meses. Isso reduz em cerca de 90% as chances de o animal desenvolver o câncer de mama e, além disso, garante uma maior facilidade de recuperação pós-cirúrgica.

A castração traz benefícios inegáveis à saúde da fêmea, como a erradicação do risco de piometra (infecção do útero que atinge cerca de 60% das cadelas não castradas, doença grave que pode provocar a morte do animal e é extremamente comum na idade avançada de cadelas e gatas), além de  garantir uma prevenção segura de ninhadas indesejadas. Nunca use anticoncepcionais para cadelas e gatas eles podem falhar e causar doenças graves como o cancêr e as citadas acima.

Machos e fêmeas de caninos e felinos podem ser castrados a partir da 8º semana de vida. Isso não interfere na saúde, desenvolvimento ou crescimento do animal.

No mundo todo a população de cães e gatos, cresce dia após dia. Este aumento é determinado não só pela reprodução descontrolada dos animais de rua, mas também pelo acasalamento indesejado dos animais que possuem dono. Na maior parte das vezes as ninhadas são abandonadas em qualquer local, a maior parte dos filhotes acabam morrendo, mas os que sobreviverem, irão gerar mais e mais animais, que terão destino incerto.

O problema da superpopulação é real e cada vez mais grave segundo a WSPA (Sociedade Mundial para a Proteção dos Animais), uma única cadela com uma vida reprodutiva de 6 anos mais seus descendentes poderá dar origem a 64.000 animais, enquanto uma gata em apenas 2 anos poderá deixar 2.000 descendentes.

Segundo estudos realizados nos EUA, 30 a 60% dos gatos não esterilizados tornam-se gatos de rua. São números realmente assustadores, desconhecidos da maioria das pessoas. Atualmente, em muitos estados brasileiros, a solução para este problema continua a ser a matança indiscriminada dos animais de rua.

Não podemos mais continuar a tolerar que os governantes tentem controlar e reduzir a população canina e felina com a captura e sacrifício dos animais. Este procedimento é ineficaz, sempre existiu e não conseguiu resolver o problema. A OMS (Organização Mundial de Saúde)condena a prática de extermínio e preconiza a castração como forma de controle populacional.



Para os gatos 

Gatos castrados são mais calmos e mais caseiros. Ela também evita o hábito de "spray" de urina para marcação de território, ferimentos por brigas, doenças contagiosas, etc.

Lembre-se gatos são diferentes de humanos, não acasalam por prazer e sim para procriação.

Seu gato não deixará de ser “macho” por ser castrado



Para as gatas 

Gatas castradas são menos nervosas, mais relaxadas, brincalhonas e afetivas.

A tendência para engordar pode ser controlada com alimentação correta, quem fornece a ração ao animal é você.

Fêmea e machos, não castrados, fazem marcação com urina pela casa, deixando um cheiro horrível. Tentam fugir, miam alto e e traze4m transtornos com os vizinhos.

A castração também aumenta a expectativa de vida, pois evita problemas de saúde como tumores de mama e do aparelho reprodutivo e piometra.  

O CIO consiste em um período de sofrimento e uma angústia, já que o instinto de preservação e hormônios falam alto.


Fêmeas não têm o desejo de serem mãe, como acontece com mulheres, elas nem sabem o que é isso. O CIO é uma coisa instintiva e irracional, para preservação da espécie



Para cães machos

Um macho castrado cirurgicamente deixa de fugir tentando ir atrás de fêmeas no cio, tem menos necessidade de marcar território com urina, porém continua guardião da casa e da família. Machos chegam a sentir o cheiro do CIO da fêmea a centenas de metros.

Lembre-se cães machos são diferentes de humanos, não acasalam por prazer e sim para procriação.

Para que castrar os machos?



  1. Evitar fugas, evita que ele se perca na procura pela fêmea, ou que se envolva em brigas. . 
  2. Evitar o constrangimento de cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas.
  3. Evitar demarcação do território (xixi fora do lugar).
  4. Evitar agressividade motivada por excitação sexual constante.
  5. Evitar tumores testiculares.
  6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.
  7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsiadisplasia coxofemuralcatarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças transmissíveis aos descendentes).

Seu amigo não deixará de ser “macho” por ser castrado.



Para cadelas 

Uma fêmea castrada deixa de atrair a legião de machos à sua porta na época do CIO, não tenta fugir para cruzar e não tem mais cio. A castração diminui em até 90 % as chances de desenvolver câncer de mama, além da piometria 

Lembre-se as cadelas entram no cio exclusivamente para procriação, ela não sente “vontade” de acasalar como os humanos, nem “Vontade de ser Mãe”. 

O CIO representa para fêmeas uma época de sofrimento e de angústia, pois seus hormônios falam mais alto.



Onde castrar?

Só quem pode efetuar a castração é o médico veterinário, procure também entidades de Proteção Animal que fazem tal cirurgia a preços reduzidos e verifique se a Prefeitura de sua cidade realiza o procedimento gratuitamente, através dos Centros de Controle de Zoonoses ou de grupos de defesa animal cadastrados.


No município de São Paulo esse serviço é gratuito, para tanto você deve ir ao CCZ, na Rua Santa Eulália 86 - Carandirú, com RG, CPF, Comprovante de Endereço e de Vacinação Anti Rábica de seu animal. Não é necessário levá-lo, apenas se ele não possuir a carteira de vacinação você deverá levá-lo para ser vacinado na hora.


A cirurgia será agendada numa clinica próxima de sua casa em até 15 dias



Meu cão está velhinho e quero ter um filhote dele...

Lembre-se que seu cão não terá um filhote apenas. Terá pelo menos seis.

Lembre-se também que você o cuida com todo o amor e carinho, assim como cuidará de seu filhote que ficará com você...  Mas, e os outros cinco?  Como ter certeza de que não serão abandonados, ou se perderão fugindo atrás de fêmeas no CIO, etc.?


ANTICONCEPCIONAIS NÃO!


Alguns donos dão anticoncepcionais para cadelas e gatas, acreditando ser um método mais barato e prático.

Está comprovado por pesquisas que ANTICONCEPCIONAIS causam tumores (CÂNCER), infecção uterina e outras doenças como a piometra. 

Veterinários Responsáveis NUNCA receitam anticoncepcionais!


Castrar não é apenas o maior ato de amor que você pode fazer pelo seu amigo, é também um ato de responsabilidade.

Um comentário:

Juliana Santos disse...

Dicas muito legais, vou encaminhar a alguns amigos que morrem de medo de castrar seus animaizinhos... =)