1 de janeiro de 2011

Identificado morcego com raiva no bairro de Perdizes - SP

 A identificação de um morcego com raiva em Perdizes, bairro da zona oeste da capital paulista, fez com que a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) iniciasse no dia 22 uma minicampanha de vacinação de cães e gatos.
A imunização contra a raiva estava suspensa desde 19 de agosto por causa do grande número de reações adversas provocadas pelo medicamento da empresa Biovet. Neste ano, pelo menos 11 animais morreram após serem vacinados no Estado de São Paulo.
A secretaria afirmou que as doses usadas não são as mesmas. A pasta informou que a prefeitura adquiriu um novo lote “para dar continuidade às ações de prevenção” – um procedimento padrão.
No entanto, o nome da vacina e do fabricante e a data em que o lote foi adquirido não foram divulgados. Em nota, o órgão explicou que o medicamento é de cultivo celular – assim como o da Biovet – e aprovado pelo Ministério da Agricultura, que regulamenta os produtos veterinários.
Na quinta-feira (30), um veículo do controle de zoonoses da SMS percorreu as Ruas Havaí, Paris, Francisco Bayardo e Capital Federal.
Com um alto-falante, agentes alertavam os moradores sobre o morcego contaminado e os convocavam para levar os animais para uma vacinação de emergência.
A campanha durou até a tarde da quinta-feira e, segundo a SMS, só nos dois primeiros dias foram imunizados 22 cães e 16 gatos.
Nota - A  raiva , é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose. 
A transmissão dá-se, principalmente, do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.

Um comentário:

bigblogaliado disse...

É impressionante que uma noticia dessa gravidade, não tenha repercussão na midia.
Se estivéssemos em outro país,a história seria muito diferente.A Raiva é uma doença com 100% de letalidade e a presença de mamíferos infectados em uma área urbana densamente povoada é inadmissível.