1 de novembro de 2010

Você sabe o que é um ETÓLOGO?

ETÓLOGO É O BIÓLOGO ESPECIALIZADO QUE ESTUDA O COMPORTAMENTO DOS ANIMAIS
 
A etologia (A Grego etos"Custom") é o ramo da Biologia e psicologia experimental que estuda comportamento de animais termos livres ou de doações laboratório. Mas são os mais conhecidos para os estudos de campo.

Os cientistas envolvidos são chamadas de ETÓLOGOS. Etologia é um estudo das características distintivas de um determinado grupo e como eles evoluem para sobreviver.

Etologia é a ciência que visa estudar o comportamento animal. Os seres humanos, animais também são parte do campo da etologia. Esta especialização é conhecida Homem Etologia.

Objetivos etólogos são o estudo da comportamento. de instinto ea descoberta de padrões que a atividade guia inato ou aprendidas de diferentes espécies animais. Assim, os etólogos animais estudados em áreas como agressividade,  acasalamento,  desenvolvimento de comportamento, vida social,  impressão e muitos outros. Na natureza, os animais são tratados com o código de determinado imposto em si na luta pela sobrevivência.  Sendo o mais apto para liderar um rebanho ou ganhar o direito de comer ou de mate primeiro.

FONTE: WIKIPÉDIA

Em
zoologia, a Etologia é a disciplina que estuda o comportamento animal (do Grego ethos = ser profundo, logia = estudo). Está ligada aos nomes de Konrad Lorenz e Niko Tinbergen, sob influência da Teoria da Evolução, tendo como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. Segundo Darwin (1850, apud Bowlby,1982), cada espécie é dotada de seu próprio repertório peculiar de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotada de suas próprias peculiaridades anatômicas. Os etólogos estudam esses padrões de comportamento específicos das espécies, fazendo-o preferencialmente no ambiente natural, uma vez que acreditam que detalhes importantes do comportamento só podem ser observados durante o contato estreito e continuado com espécies particulares que se encontram livres no seu ambiente.

A zoologia (proveniente do grego Ζώο, zoon "animal", e λόγος, -logos "estudo") é a ciência que estuda os animais.

Os ramos originais da zoologia estabelecidos no final do século XIX como zoofísica, ecologia e morfografia, estão constituídos nas mais diversas áreas da biologia que incluí estudo de mecanismos comuns para plantas e animais. A biologia animal aborda várias áreas:
  • A fisiologia animal é estudada em vários campos desde as anatomia e embriologia.
  • A genética comum e os mecanismos evolutivos de animais são estudados nas biologia molecular, genética molecular e biologia evolutiva.
  • A ecologia animal abrange o comportamento ecológico e outros campos.
  • Biologia evolutiva de animais é considerada integrante de evolução, genética de populações, hereditariedade, variância, Mendelismo e reprodução.
  • Sistemática, cladística, filogenética, filogeografia e classificação taxonômica de espécies via descedente comum e associações regionais.
Além disso, várias disciplinas direcionadas como mamalogia, herpetologia, ornitologia estudam características que são específicas para esses grupos animais.

Principais Ramos da Zoologia

  • Entomologia (estudo dos insetos)
  • Ornitologia (estudo das aves)
  • Malacologia (estudo dos moluscos)
  • Herpetologia (estudo dos répteis e anfíbios)
  • Ictiologia (estudo dos peixes)
  • Mastozoologia (estudo dos mamíferos)
  • Etologia (estudo do comportamento dos animais)
FONTE: WIKIPÉDIA


Nenhum comentário: