1 de novembro de 2010

Os cães não são os daltônicos como você pensa.


Provavelmente uma das perguntas mais freqüentes sobre a visão do cão é saber se os cães enxergam cores. A resposta simples, de que os cães são daltônicos tem sido mal interpretada pelas pessoas no sentido de que os cães vêem sem cor, mas apenas tons de cinza. Isso está errado. Os cães vêem cores, mas as cores que eles vêem não são tão ricas nem como aquelas observados por seres humanos.

Os olhos das pessoas e dos cães contêm células de captura de luz especial chamada de cones que respondem a cor. Os cães têm menos cones do que os humanos, o que sugere que a sua visão de cores não é tão rica e intensa como a nossa. No entanto, o truque para ver a cor não é apenas ter cones, mas ter vários tipos diferentes de cones, cada um sintonizado com diferentes comprimentos de onda da luz. Os seres humanos têm três tipos de cones e da atividade combinada destes dá ao homem a sua gama completa de visão de cores.

Os tipos mais comuns de daltonismo humano surgiu pela ausência nas pessoa s de um dos três tipos de cones. Com apenas dois cones, o indivíduo ainda pode ver cores, mas muito menos do que alguém com visão normal das cores. Esta é a situação com os cães que também tem apenas dois tipos de cones.

Jay Neitz, da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, testaram a visão de cores dos cães. Para testar muitos ensaios, os cães foram apresentados três painéis de luz em uma linha - dois dos painéis eram da mesma cor, enquanto o terceiro era diferente. A tarefa dos cães foi descobrir o que era diferente e para pressionar o painel. Se o cão estava correta, ele foi recompensado com um tratamento que o computador entregue a taça abaixo do painel.

Neitz confirmou que os cães realmente veem cores, muitas cores, mas menos do que seres humanos normais. Ao invés de ver o arco-íris como azul, violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho, os cães veriam como azul escuro, azul claro, amarelo, amarelo claro amarelo escuro (uma espécie de marrom), e muito cinza escuro . Em outras palavras, os cães vêem as cores do mundo basicamente como amarelo, azul e cinza. Eles vêem as cores verde, amarela e laranja como cor amarelada, e vêem o violeta e o azul como o azul. Azul-verde é visto como uma cinza. Você pode ver que o espectro se parece com as pessoas e cães abaixo.


Um fato engraçado ou curioso é que as cores mais populares para os brinquedos do cão de hoje são de cor laranja ou vermelho de segurança (o vermelho alaranjado brilhante sobre os cones de tráfego ou coletes de segurança). No entanto o vermelho é difícil para os cães para ver. Ele pode aparecer como um cinza bem escuro acastanhado ou talvez até mesmo um negro. Isso significa que aquele brinquedo vermelho, que é tão visível para você pode ser difícil para o seu cão para ver. Isso significa que quando a sua própria versão animal de estimação de Lassie corre para a direita após o brinquedo que você jogou ela não pode ser teimoso ou burro. Pode ser culpa sua para a escolha de um brinquedo com uma cor que é difícil discriminar entre a grama verde do seu gramado.
 


4 comentários:

Nana Piacente disse...

Muito bom saber de tudo isso!! Adorei o texto!

Zuleid Dantas Linhares Mattar disse...

Adorei saber! E os gatos? Como enxergam?
E a tela da TV ou do computador, eles vêem?
Abraços!

Raíssa disse...

Muito interessante.
Bom saber que os cachorros não são daltônicos.

Lila disse...

Que bom saber disso! ;D
http://madeinstates.blogspot.com/