7 de setembro de 2012

Promotoria terá de acionar festa de Barretos (SP) por prova de bulldog


Em decisão unânime, o Conselho Superior do Ministério Público determinou que a Promotoria de Barretos (423 km de SP) abra ação civil pública contra a prova de bulldog realizada durante a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos de 2011.

O objetivo é que a prova seja excluída definitivamente. Para o conselheiro e relator, Paulo Marco Ferreira Lima, há violência desnecessária contra os animais na prova.

Em junho, a promotora Adriana Nogueira Franco arquivou inquérito sobre o caso, argumentando falta de elementos para a proibição.

A abertura do inquérito foi motivada pela morte de um bezerro no ano passado, após ele sofrer lesão na coluna cervical durante a prova.

Um novo promotor será designado pelo conselho para o caso. A promotora foi procurada nesta quarta-feira (5) por telefone e não foi encontrada.

Após o arquivamento, houve dois recursos no conselho.

Um deles, do advogado Ricardo Lima Cattani, apresentou três laudos em que apontam os maus-tratos sofridos pelos animais.

A associação Os Independentes, que organiza a festa, disse que não foi notificada. Neste ano, os organizadores não realizaram a prova.

Nenhum comentário: