15 de setembro de 2011

Escreva contra a REGULAMENTAÇÃO de animais em circos



O Governo Federal quer regulamentar 
ANIMAIS EM CIRCOS!

NÃO PODEMOS ACEITAR


Modelo de carta:

CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL, senhoras Ministras !

ANIMAL EM CIRCO NÃO É CULTURA E NEM DIVERSÃO! É BARBÁRIE!


Em todo o mundo substituir o uso do trabalho escravo de animais por arte, é uma tendência.


Cada animal utilizado em circo é, no mínimo, um emprego a menos, mais um malabarista no farol, mais um artista desempregado e o mais triste e cruel: um animal escravizado, sendo obrigado a desempenhar um papel totalmente incompatível com sua natureza e instinto por toda a vida.


Sou contra a regulamentação dessa crueldade!



Escreva para:

ANA DE HOLLANDA, Ministra da Cultura
E-mail: cgm@cultura.gov.br
Tels.: (61) 2024-2460/ 2464 / Fax.: (61) 3225-9162 Esplanada dos Ministérios, 
Bloco B, sala 401 / CEP 70068-900 Brasília – DF


IZABELLA TEIXEIRA, Ministra do Meio Ambiente
E-mail: gm@mma.gov.br
Telefones: (61) 2028-1057/1289 / FAX: 2028-1756Esplanada dos Ministérios, 
Bloco B, 5º andar / 70068-900 - Brasília – DF



As ministras Ana de Hollanda, da Cultura, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, criaram um Grupo de Trabalho Interministerial com a finalidade de promover debates, estudos e sugerir critérios com vistas à regulamentação da participação de animais em espetáculos, eventos e apresentações em circos e outras atividades afins. O texto sequer esclarece quais seriam as “atividades afins”, que podem inclusive abarcar rodeios e manifestações semelhantes!

O Grupo foi criado através da Portaria 74, de 5 de agosto de 2011. Sabe-se que alguns representantes dos ministérios defendem a manutenção do uso de domésticos e domesticados em circos, como cães, gatos, cavalos, dromedários, camelos, coelhos e algumas aves, passando em cima da vontade da sociedade brasileira.

A ministra Izabella Teixeira posicionou-se recentemente contrária a qualquer animal em circo, da mesma forma que Marina Silva já havia feito ao ocupar a pasta. O Ibama, ainda no governo Lula, também posicionou-se contrariamente ao uso de qualquer animal em circo. Resta saber se esta posição será mantida no atual governo. Além disso, Izabella mesmo declarando não concordar com esse uso, assinou a portaria. Já o Ministério da Cultura sempre defende a posição dos circenses, alegando que circo é cultura.

É bom lembrar que o Projeto de Lei 7291/96, que proíbe em todo o Brasil o uso de animais em circos, aguarda há um ano na fila dos projetos que já podem ser votados no Plenário da Câmara dos Deputados. E mesmo que seja aprovado, ainda deve voltar ao Senado de onde é originário. Portanto não se pode prever quando será transformado em lei.

Além disso, o texto dá prazo de oito anos, para a retirada total dos animais dos circos, tempo em que os animais continuarão maltratados em circos, em milhares de cidades e nos estados que não tem lei proibindo espetáculos circenses com animais.
Isso demonstra o perigo de uma regulamentação do governo federal sobre uso de animais em circos. Daí a importância de nos manifestarmos!



Links importantes:

Circo Legal não tem Animal
http://www.wspabrasil.org/wspaswork/udaw/circo-legal.aspx

Abaixo assinado pelo fim dos animais em circos
http://www.petitiononline.com/circobr/petition-sign.html

Sociedade não quer animais em circos
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL846583-15605,00-IMAGENS+CHOCANTES+DE+MAUSTRATOS+A+ANIMAIS.html





Fonte: Quintal de São Francisco







Um comentário:

Isadora Tormin disse...

Agora mesmo vou copiar o texto e repassar aos meus contatos! Já mandei e-mail para as Ministras!