19 de agosto de 2010

SP suspende vacinação contra raiva após morte de ao menos dez animais

A Secretaria de Saúde de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (19) a suspensão imediata da campanha de vacinação de gatos e cães contra a raiva. De acordo com o governo do Estado, a decisão foi tomada "por precaução", em razão de a dose ter causado reações nos animais, o que pode colocar a vida dos bichos em risco – ao menos dez morreram desde segunda-feira (16).


Em nota, a secretaria diz que "o maior número de eventos adversos notificados é procedente dos municípios de São Paulo e Guarulhos, que têm ampla experiência na realização de campanhas de imunização de cães e gatos".

– Nessas duas cidades foram registradas 7 casos de choque anafilático [reação alérgica intensa e imediata] em animais vacinados, dos quais seis morreram, sendo quatro gatos e dois cães.


No interior do Estado foram registrados quatro mortes, sendo dois cães e dois gatos. A maior parte das reações foi observada em gatos e nos cães de pequeno porte (com 6,5 kg de peso).


Ao todo, só na cidade de São Paulo foram notificadas 567 reações adversas entre segunda e terça-feira (dias 16 e 17). 38% desses casos foram considerados graves, com ocorrência de prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias. Como nesse período foram vacinados 121.691 animais nesse período, a vacina causou reação em mais de 4% dos bichos que tomaram a dose.

Fonte: R7

2 comentários:

Unknown disse...

olá gostaria de saber.
pois tenho uma cachorrinha lhasa apso de 3 meses q tomou a vacina v10 e a anti-rabica no mesmo dia .após uns dias ela começou a apresenta uns espasmo na patinha esquerda da frente estou muita aflita pois esta piorando mais ela esta se alimentando bem brinca, pula, mais qdo ela relaxa a patinha começa a ter os espasmos ja passei ela com um veterinario suspeitaram ate de cinomose mais deu negativo o exame entao suspeitaram de reaçao contra a vacina e me encaminharam para um neurologista gostaria de uma resposta desde ja agradeço .Obrigada

Lilian Rockenbach disse...

caio a vacina V10 nada tem a ver com a vacina de raiva, leve sua cadelinha ao veterinário pois ele dará um diagnóstico seguro