14 de julho de 2016

Após 2 anos sem montarias, festa do peão é cancelada no interior de SP




Rodeio de Limeira teve montarias em 2013; prática foi cancelada em 2014 (Foto: André Silva/Divulgação)



Decisão judicial que não tem mais recurso impede realização de rodeio.
Associação estuda retomar evento, com outro formato, a partir de 2017.


A Festa do Peão de Limeira (SP) de 2016 foi cancelada. O motivo, segundo os organizadores, é uma decisão da Justiça que proíbe o uso de determinados equipamentos durante as montarias de animais desde o final de 2013. O evento seria realizado entre os dias 2 e 10 de setembro somente com shows de artistas sertanejos, como em 2014 e 2015.

De acordo com Marcelo Coghi, presidente da Associação Independente dos Cavaleiros de Limeira (Aical), responsável pelo evento, a Festa do Peão chegou a receber de 120 mil pessoas, mas nos últimos dois anos o público caiu para a casa dos 70 mil espectadores. Coghi afirma que a crise econômica do país contribuiu para a redução, mas que o motivo maior para a queda foi a retirada das montarias.

O processo na Justiça teve início em 2006, ainda contra uma outra entidade que era responsável pela festa. As decisões contrárias às provas de rodeio aconteceram em 2008 na primeira instância e em 2013 no Tribunal de Justiça de São Paulo. Como não houve novo recurso, a Aical foi notificada a cumprir a determinação.

As sentenças proibiram o uso de equipamentos de montaria como espora, peiteira, polaco e sedém. Sem eles, não é possível realizar as provas de montaria, conforme a organização.

"Como fomos notificados no final de 2013, em 2014 e 2015 realizamos o evento sem as provas. A multa prevista era de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento", afirmou o presidente da Aical. "Há uma cobrança muito grande do público em relação às montarias porque as cidades da região como Piracicaba, Americana e outras têm rodeio. Só a gente não tinha."

Shows reservados

Coghi disse que a festa de 2016 já tinha até shows reservados, como "Cabaré", dos cantores Leonardo e Eduardo Costa, Henrique e Juliano e Pedro Paulo e Alex. "Não chegamos a contratar nenhuma apresentação, mas a gente fez as reservas", afirmou. A decisão da organização quanto ao cancelamento neste ano é "irreversível", segundo o presidente da associação.

Novo formato

A Aical ainda não definiu o que deve acontecer a partir de 2017, já que não cabe mais recurso à decisão judicial. Uma possibilidade, segundo Coghi, é a realização do evento em outro formato, como um festival de música sertaneja, por exemplo. "Vamos estudar festas em outras regiões para saber o que pode ser viável para Limeira", comentou.

Nenhum comentário: